Iniciar o tratamento medicamentoso para atrofia muscular espinhal é prioridade e é urgente, pois trata-se de uma doença degenerativa.
É muito importante que durante a fase de ataque (que compreende as 4 primeiras doses) as aplicações não sofram atrasos acima de 2 a 3 dias. Portanto, para quem está iniciando tratamento neste momento delicado de pandemia, deve haver um planejamento cuidadoso nesse sentido.
Receber o Spinraza no intervalo correto estipulado é muito importante. Se a sua dose programada do medicamento estiver atrasada, converse com seu médico para reagendar a administração do Spinraza o mais rápido possível.
Não recomenda-se que as aplicações de Spinraza sejam eletivas ou consideradas não urgentes e estas aplicações não devem ser adiadas por um período de tempo significativo.
Esta é a recomendação da World Muscle Society sobre tratamentos em cursos em pacientes com doenças neuromusculares:
“Isolamento pode comprometer tratamentos intra-hospitalares como nusinersena, assim como tratamentos dos ensaios clínicos. Idealmente este tratamentos não devem ser suspensos, mas se possível ser direcionados de forma a não comprometer a epidemia em curso e o uso das unidades hospitalares para esta situação emergencial. Onde for possível direcionar estas administrações para locais fora dos hospitais.”
Converse com seu médico para agendar a aplicação assim que possível. O planejamento para receber um tratamento para AME deve incluir estratégias para evitar possíveis exposições ao COVID-19, como evitar salas de espera e ser colocado em uma sala de procedimentos logo após a chegada ao local.
Clique aqui e tenha mais informações sobre o covid-19.