A World Muscle Society (WMS) emitiu um comunicado oficial sobre a situação da pandemia do Coronavírus e o impacto em pacientes com doenças neuromusculares.
Para acessar a íntegra do documento em português, traduzido por Dr. Edmar Zanoteli (membro do Comitê Científico do INAME), Dra. Mariz Vainzof, Dra. Juliana Gurgel e Dra. Alexandra Prufer, clique aqui.
A WMS definiu o risco de evolução grave para Covid-19 como alto ou moderado em todas as doenças neuromusculares, exceto as formas mais brandas.
Características que conferem riscos altos ou muito altos de acometimento mais grave incluem, por exemplo:
- Fraqueza da musculatura intercostal ou do diafragma, que resulte em volumes respiratórios menores que 60% dos preditos (CVF<60%), especialmente em pacientes com cifoescoliose
- Uso de ventilação não invasiva ou invasiva
- Capacidade de tosse fraca assim como capacidade em manter vias aéreas pérvias devido a fraqueza orofaríngea
- Presença de traqueostomia
- Acometimento cardíaco (e/ou em uso de medicação para acometimento cardíaco)
- Risco de piora com febre, jejum ou infecção
- Diabete ou obesidade concomitante
Dentre as recomendações a indivíduos com doenças neuromusculares como a AME e demais, o documento destaca, entre outras:
- Lavar as mãos com frequência (20 segundos com água e sabão), usar álcool com mais de 60%, desinfetar as superfícies. Clique aqui para conferir como deve ser realizada a correta lavagem das mãos.
- Cuidadores devem se manter dentro do domicílio, dentro do possível. O profissional de saúde que realizar visita domiciliar, (por exemplo aqueles que dão o suporte na assistência ventilatória) devem usar equipamento de proteção individual (EPI), de acordo com as recomendações oficiais locais.
- Tratamentos de fisioterapia no domicílio ou em centros especializados é desencorajada. No entanto fisioterapeutas podem providenciar recomendações para a manutenção das atividades de acordo com as regulamentações dos órgãos de classe locais.
- É importante estar preparado para as eventualidades, inclusive àquelas que determinam a necessidade de ausência dos profissionais devido à problemas de saúde ou quarentena dos mesmos.
Clique aqui e tenha mais informações sobre o covid-19.